Lançada a primeira pedra do Lar Residencial da Rasa

(in "JORNAL DA SOLIDARIEDADE", PVO - Out. 2011)

O secretário de Estado da Solidariedade, Marco António Costa, regressou este fim-de-semana à cidade onde nos últimos anos foi vereador para marcar presença na cerimónia de lançamento da primeira pedra do futuro Lar Residencial da Rasa, da APPACDM de Vila Nova de Gaia. O presidente da edilidade gaiense, Luís Filipe Menezes, foi outro dos ilustres convidados, sendo que, entre pais, utentes e outras personalidades, a cerimónia contou ainda com a presença de Rui Figueiredo, co-fundador da instituição, no ano de 1973.

Mário Dias, presidente da APPACDM de Gaia, abriu a cerimónia dizendo emocionado, agradecendo "a presença de tantos amigos" da instituição.

"Esta é a primeira pedra de muitas, que terá continuidade no Centro de Actividades Ocupacionais que construiremos, de seguida, em Canidelo", referiu o presidente da APPACDM de Gaia, revelando que, no conjunto das duas obras, a instituição fará "um investimento de 1,9 milhões de euros e que criará mais 30 postos de trabalho".

O Lar Residencial da Rasa acolherá 12 utentes e vem substituir um edifício velho e já sem oferecer as condições necessárias para melhor servir os utentes, que no conjunto de todas as valências da instituição totaliza 320 jovens portadores de deficiência mental.

Na sua alocução, Marco António Costa disse sentir estar a regressar a casa e a rever amigos, afirmando ainda: "Precisamos da ajuda uns dos outros e o Governo precisa da ajuda de todos. Estamos disponíveis para trabalhar com as instituições... O discurso deste Governo vai mudar,ou seja, aquando da conclusão de muitas obras como esta que hoje aqui nasce, vamos agradecer às instituições e vamos pedir-lhes ajuda para levar-nos a ajuda necessária a quem mais precisa. Queremos estar junto das instituições e trabalhar em conjunto com elas".

O secretário de Estado não deixou passar em claro a presença de alguns elementos da Direcção da CNIS, aproveitando para elogiar o contributo da organização para a elaboração do Programa de Emergência Social que o Governo está a pôr em prática: "Quero aproveitar a presença do Dr. Eleutério Alves para endereçar um obrigado ao padre Lino Maia, um obrigado pelo exemplo, pelos conselhos, pela proximidade e pela orientação que nos tem dado".

Antes do acto simbólico de colocação da primeira pedra e do descerramento de uma lápide evocativa da cerimónia, dois grupos de utentes da instituição protagonizaram duas pequenas encenações que granjearam fortes aplausos dos presentes.

O Lar Residencial da Rasa, sito na freguesia de Mafamude, no coração do tecido urbano de Vila Nova de Gaia, tem conclusão prevista para dentro de um ano e meio.