Certificação de Excelência EQUASS para APPACDM de V. N. de Gaia

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(in "JORNAL DA SOLIDARIEDADE" - Fev. 2011)

 Após a realização das necessárias auditorias, foi atribuída à APPACDM de Vila Nova de Gaia a Certificação de Excelência EQUASS pelo Comité Europeu de Atribuição do European Quality in Social Services - Bruxelas. A APPACDM de Vila Nova de Gaia é a terceira organização no país com a atribuição de Excelência (nível II) e faz parte de um grupo de 12 instituições em toda a Europa com esta Marca de Qualidade que reconhece as melhores práticas no sector. Em Portugal, todas as organizações com este nível de certificação são da área da reabilitação, sendo duas de apoio a pessoas com Deficiência Mental. 

A APPACDM de Vila Nova de Gaia é uma Instituição Privada de Solidariedade Social que tem como Missão a Promoção e Integração Social do Cidadão com Deficiência Mental. Tinha implementado um sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008) que permite a melhoria do desempenho organizacional e da satisfação dos clientes, colaboradores, parceiros e outras partes interessadas. Numa perspectiva de melhoria contínua, a APPACDM-VNG candidatou-se, em 2008, ao Programa Arquimedes (Medida 6.4 do POPH - Programa Operacional Potencial Humano), com vista à implementação da marca europeia de certificação - EQUASS, nível II - Excelência. Após dois anos de trabalho, obteve, em Fevereiro de 2011, Certificação de Excelência EQUASS, pelo Comité Europeu de Atribuição do European Quality in Social Services - Bruxelas.

O presidente da direcção da APPACDM de Vila Nova de Gaia, Mário Dias, explicou ao SOLIDARIEDADE que "tendo por base o Processo de Qualificação ISO e, respeitando os mandatos relativos à sua constituição enquanto IPSS, foi necessário implementar uma nova metodologia de trabalho que permitisse garantir o funcionamento da organização, a um nível de excelência verificável. A certificação de excelência EQUAAS assenta, na avaliação de desempenho da nossa organização à luz de nove princípios: Liderança, Direitos, Ética, Parcerias, Participação, Orientação para o Cliente, Abrangência, Orientação para os Resultados e Melhoria Contínua. A disseminação dos princípios, envolvimento de todas as partes interessadas e comunicação de resultados, bem como a análise de impactos na comunidade e o benchmarking, tornaram-se novas dimensões da prática institucional."

O Programa desenvolveu-se por cinco fases: Mobilização e Envolvimento; Imersão nos Referenciais; Diagnóstico e Planeamento; Implementação; Certificação. Decorridos vinte e três meses de trabalho, e após a realização das necessárias auditorias (interna e externa) à organização, eis que a 11 de Fevereiro de 2011 recebeu a notícia da Certificação. "After consultation of the members of the EQUASS Awarding Committee and the feedback of the individual members of the Committee, I am pleased to inform you that the EQUASS Awarding Committee decided that APPACDM Villa Nova de Gaia will be awarded with the EQUASS Excellence certification. The members of the Awarding Committee and the EQUASS team in Brussles congretulate you and your staff with this extra ordenary achievement to be recognised as 'European Best Practice' in the Rehabilitation Sector."

De realçar que, para esta certificação foi exigido o contributo de Financiadores, Parceiros, Sociedade Envolvente, Colaboradores, Clientes e suas Famílias, com quem os auditores realizaram entrevistas presenciais. Os seus testemunhos foram decisivos para a qualificação e respectiva certificação da APPACDM de Vila Nova de Gaia.

O MODELO EQUASS

EQUASS, European Quality in Social Services, é um sistema de reconhecimento, garantia e certificação da qualidade dirigido às organizações que actuam no âmbito dos serviços sociais, tais como a reabilitação, a formação profissional, a assistência e cuidados às pessoas em situação de fragilidade social. Tem três níveis de certificação: Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais (NívelI); Certificação da Excelência dos Serviços Sociais (Nível II); e Prémio Europeu da Qualidade dos Serviços Sociais (Nível III).

O modelo EQUASS no seu nível de Excelência, contempla a realização de actividades de benchmarking. Neste sentido, A APPACDM-VNG promoveu o desenvolvimento destas actividades no sector, organizando competências internas para o efeito.

O benchmarking é um método utilizado pelas organizações para melhorar a sua gestão, mediante a realização contínua e sistemática de levantamentos, comparações e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestados por outras instituições, normalmente reconhecidas como representantes das melhores práticas, e que possam conduzir a um desempenho superior, isto é, a uma melhoria contínua dos serviços.

Uma das suas acções envolveu a parceria com o CRPG (Centro de Reabilitação Profissional de Gaia) e com a AFID (Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente), as duas outras instituições que atingiram o mesmo nível de excelência. O estabelecimento de parcerias decorre de um princípio estratégico assumido pela APPACDM de Vila Nova de Gaia, aplicado e implementado hoje na grande maioria das acções locais, regionais e nacionais que, incluem a responsabilização de vários agentes. Neste sentido, a sua utilização pode ser considerada como um elemento de inovação.

A APPACDM de Vila Nova de Gaia promove e desenvolve parcerias quer a nível da prestação de serviços, quer no desenvolvimento de actividades e acções de investigação, formação, promoção da pessoa com deficiência, enfim, no cumprimento da sua Missão sensibilizando a sociedade e o Estado para a problemática da sua intervenção, promovendo uma sociedade mais aberta e inclusiva.

A consulta aos parceiros e às partes interessadas faz parte de um vasto conjunto de técnicas participativas, que visa o envolvimento de todas as partes na avaliação de políticas e programas. Para o efeito, a APPACDM-VNG, integra a avaliação dos parceiros no Sistema de Avaliação do da Organização, que tem implementado com os objectivos de: fomentar o envolvimento dos parceiros na organização; identificar necessidades/ prioridades organizacionais sentidas pelos parceiros; identificar pontos fortes e áreas de melhoria; ajudar a monitorizar e avaliar o progresso.

Mário Dias não esconde a satisfação pelo objectivo alcançado, fruto de um trabalho de alguns anos e de uma programação rigorosa. "Obtivemos a certificação de excelência EQUASS, a 11 de Fevereiro de 2011. Neste sentido, esperamos melhorar a nossa intervenção com clientes, pais, colaboradores, parceiros, sociedade envolvente, etc, no sentido da excelência, com a qual fomos premiados. Sabemos ser a terceira organização no país com a atribuição de Excelência (nível II) e fazer parte de um grupo de doze instituições em toda a Europa com esta Marca de Qualidade que reconhece as melhores práticas no sector. Em Portugal, todas as organizações com este nível de certificação são da área da reabilitação, duas delas de apoio a pessoas com Deficiência Mental."