Protocolo "GAIA, TERRA de FUTURO"

A APPACDM VNGaia assinou com o Agrupamento de escolas Costa Matos o Protocolo “Gaia, Terra com Futuro”

Em nome daqueles que mais precisam, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Vila Nova de Gaia e o Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos assinaram, no dia 11 de janeiro, um protocolo de cooperação e parceria. Intitulado “Gaia, Terra com Futuro”, o acordo prevê a cooperação entre estas duas entidades para a promoção de melhores condições para os jovens com deficiência mental

Dulce Coutinho, diretora geral da APPACDM de Gaia, assegurou que este protocolo apenas veio “aprofundar laços” existentes entre as duas entidades e que resulta não só de uma preocupação do concelho mas também “das famílias que precisam de respostas a nível social.”

“Os pais têm uma grande preocupação com o facto de morrerem e os filhos ficarem sozinhos, assim como o que farão quando a escolaridade acabar. E esta é uma forma de ligação entre duas entidades para encontrar uma solução para essa preocupação utilizando a rentabilização dos recursos já que a parceria não tem suporte financeiro”, explicou Dulce Coutinho.

Filinto Lima acredita que esta parceria resulta “numa simbiose perfeita de esforços” entre o Agrupamento, a APPACDM e também a autarquia gaiense, a quem agradeceu, na pessoa da vereadora da Ação Social, Amélia Traça, a “resposta positiva” que a câmara tem dado ao nível da Unidade de Multideficiência.

Filinto Lima deixou ainda uma palavra de incentivo aos pais para que “não estejam só à espera que o sistema atue” sendo “cidadãos ativos e reivindicativos”, que Joaquim, pai de um dos alunos com deficiência na EB 2/3 Teixeira Lopes, assegurou que todos fariam. “Quando as respostas são não, as pessoas têm tendência a desistir, mas nós nunca nos acomodamos. Esta é uma solução que agrada aos pais quanto mais não seja pela excelência do projeto”, referiu em nome de todos os pais presentes.

A cerimónia de assinatura do protocolo entre a APPACDM e o Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos contou ainda com a presença de Vera Pacheco e Rui Canedo do pelouro da educação da Câmara de Gaia, de um representante da GNR, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, do Presidente da Junta de Vilar do Paraíso e de Mafamude e de representantes das Juntas de Vilar de Andorinho e Santa Marinha, bem como o presidente da CONFAP– Confederação Nacional das Associações de Pais..